Cursos Online Síncronos
A partir de janeiro de 2011 todos os nossos cursos presenciais podem ser acompanhados online. Os nossos cursos a distância são síncronos: o aluno interage com o professor em tempo real. Nosso modelo de interação é único em cursos do gênero. Os materiais didáticos são enviados pelo Skype, por e-mail ou baixados do nosso site educacional virtual. Alguns exemplos de cursos em progresso:
Veja como Participar de Aulas Online
Gregos & Troianos Educacional
Tel: (31) 3283-1122
Cel: (31) 85049321 (Oi)
Skype:
Curso Winplot para Professores. Por iniciativa dos cursos Orvile Carneiro e Praetorium, de Belo Horizonte, Carlos César de Araújo dará um curso de 36 horas/aulas sobre o Winplot em janeiro de 2008, com transmissão para várias instituições conveniadas de todo o Brasil. Uma palestra inaugural está marcada para o dia 18 de dezembro de 2007. Podem particiar professores de qualquer parte do Brasil. Para maiores informações, procure o Prof. Wagner no telefone (31) 3283-1122.
A convite do
Instituto Data Lex, Carlos César de Araújo proferiu palestra de 4 horas para vereadores da Câmara Municipal de Ouro Branco.
- Tema: Lógica e Debate Político.
- Dia: 6 de Maio de 2007.
- Local: Hotel Tauá.
- Horário: 8:00-12:00.
- Software utilizado na apresentação: Mathematica.
- Alguns dos tópicos abordados: ilustração da Falácia da Pergunta Complexa na CPI do Banestado; dependências distantes entre premissas e conclusão (ilustrado com um argumento de Jonh Locke); o Apelo à Ignorância face à presunção de inocência; níveis de linguagem no debate político; importância da Lógica na educação escolar.
Teste ANPAD (em Belo Horizonte)
8 de maio de 2006. Início do curso de Lógica para funcionários da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. (Curso ministrado no Prédio do PCA. Os recursos financeiros para capacitação de servidores da UFMG foram obtidos através do Fundo de Desenvolvimento Acadêmico.)
Cursos e Palestras (antigos)
6 de novembro de 2003. Inicia o curso Estatística Básica para o concurso Auditor Fiscal da Receita Federal 2003. Duração: 15 horas.
11 de outubro de 2003. Inicia o curso Raciocínio Lógico para candidatos ao ANPAD. Duração: 10 horas.
25 de setembro de 2003. Inaugurado em Belo Horizonte a primeira unidade do Matemática para Gregos & Troianos, no bairro Floresta.
12 de agosto de 2003. Convite da coordenadora de Ciências da Natureza para cursos no CEFET-PB de João Pessoa. (Tópicos a determinar.)
Quarta feira, 26 de fevereiro de 2003. Primeira aula de um curso semestral com o Winplot na Rede de Ensino Coleguium (BH), inaugurando o Projeto Winplot na Escola — provavelmente, a primeira utilização sistemática de um software desta categoria no ensino médio! Devo à professora de matemática Neila Marcelle Gualberto Leite o empenho em divulgar o curso. Está em construção uma página especial dedicada à turma (vide o próximo link), com depoimentos dos alunos, fotos do laboratório, etc.
Winplot no Coleguium
25 de fevereiro de 2003. Convite inicial do professor Antônio Carlos Lima de Santana, do UniLins, para uma palestra no CONECTE.
A convite de Vânia Magalhães (supervisora pedagógica da Rede de Ensino Coleguium e do Colégio Colibri), Carlos César de Araújo proferiu uma palestra sobre o projeto Winplot na Escola no Colégio Colibri (Belo Horizonte). Foram emitidos certificados de comparecimento.
Data: 12 de novembro de 2002 (terça-feira)
Horário: 18:30 h
Local: Colégio Colibri — Rua Fernandes Tourinho, 913, Lourdes, próximo ao Estadual Central
Palestrante: Carlos César de Araújo
Tema: O papel do computador na educação matemática e o projeto Winplot na Escola.
Inscrições no Colibri: Tel: (31)3227-3012. Tratar com qualquer uma das coordenadoras pedagógicas Cláudia Bretas (manhã), Marina Figueiredo (manhã) ou Suzana Valle (tarde).
25 de outubro de 2002. Em palestra de duas horas para os professores do Colégio Santo Agostinho, Carlos César de Araújo apresentou o site Matemática para Gregos & Troianos e o projeto Winplot na Escola, que propõe o uso metódico desse software (com o apoio de material didático cuidadosamente planejado) para alunos a partir da Oitava Série.
Carlos César de Araújo
A convite
do Prof. Leopoldo Grajeda (UFMG), Carlos César de Araújo abriu a conferência de
premiação da Olimpíada Mineira de Matemática, realizada no auditório da reitoria
da UFMG em 6 de maio de 2002. Em sua palestra de uma hora, o matemático falou
sobre os paradoxos clássicos da Teoria dos Conjuntos e sua relevância para a
Filosofia, a Lingüística e a Ciência da Computação. Um exemplar do CD Números
foi sorteado para a platéia.
Em
parceria com a Informar Educacional, o autor de Matemática Para Gregos
& Troianos dará início a uma série de cursos sobre programação
matemática em diversos softwares, a começar pelos seguintes:
Winplot (2D)
Winplot (3D) e DPGraph
Mathematica
O primeiro curso sobre o Winplot começou a ser divulgado no final de outubro de 2002. (Clique na pequena animação da coluna esquerda.) A
filosofia geral dos cursos não é a de se concentrar em um software como um fim
em si mesmo, e sim ressaltar as suas características na fascinante interação
entre o conhecimento livresco tradicional (a teoria e a prática com "lápis e
papel") e a manipulação experimental de objetos matemáticos num ambiente virtual.
Pretendemos mostrar como o aprendizado com o auxílio do
computador é infinitamente superior às propostas convencionais, mas
ressaltaremos a importância do conhecimento matemático sólido como única maneira
de fazer o computador "falar" e oferecer as respostas de que se necessita para
uma verdadeira compreensão de determinado tópico. Em particular, os cursos
abordarão toda a teoria matemática que se fizer necessária, incluindo exposições
teóricas, demonstrações de teoremas e resoluções de problemas.
Pré-requisitos
Familiaridade com os recursos básicos de um microcomputador (teclado,
mouse e disquetes) e com um sistema operacional de interface gráfica como o
Windows. Basicamente, o participante deverá saber como localizar, copiar e mover
arquivos, criar pastas e identificar um documento pela sua extensão. Aqueles que
não possuem esse conhecimento poderão se inscrever numa turma separada, para a
qual será fornecido o treinamento necessário nas aulas iniciais.
Conhecimento matemático compatível com tipo do curso. Para os cursos
"livres", será exigida apenas a base matemática que se espera de um
vestibulando, já que o objetivo, nesse caso, é ensinar Matemática utilizando o
computador como ferramenta para acelerar o aprendizado. Entretanto, o autor
estará sempre disposto a fornecer os conhecimentos que se fizerem necessários para que os
participantes tenham um ótimo aproveitamento.
Carlos César de
Araújo, 2 de outubro de 2013 (última atualização)