Educação Matemática
Boys are not philosophers and logicians ... Now the prevalent idea of mathematical works is that you must understand the reason first before you practice. (...) I know mathematical processes that I have used with success for a long time of which neither I nor anyone else understands the scholastic logic. (...) Geometry should be entirely observational and experimental at first.
Oliver Heaviside (1850-1925)
Oferecemos nesta parte temas para reflexão pedagógica, incluindo discussões técnicas sobre métodos de abordagem dos conceitos matemáticos. Por exemplo, qual o motivo do alto grau de reprovação nos cursos iniciais de Cálculo? Deve-se enfatizar a determinação de máximos divisores comuns pelo algoritmo de Euclides ou pela fatoração em primos?
O perfil exato desta seção ainda não está definido, mas convidamos desde já os leitores a sugerir tópicos educacionais para debate.
CONDIÇÕES DE USO.
Respeite os direitos autorais. Os artigos abaixo podem ser utilizados para (1) estudo individual; (2)
exibição em instituições sem fins lucrativos, desde que não sofram alteração de
nenhuma espécie (quer de conteúdo ou de estilo) e a conexão seja feita da Internet; o nome do autor deve ser
referenciado apropriadamente segundo as normas vigentes da ABNT. Quaisquer outros usos (como distribuição em cursos pagos) requerem a permissão prévia
e expressa de Carlos César de Araújo. A adesão a essas normas é fundamental para a preservação deste site. Caso testemunhe qualquer utilização desse
material que viole essas condições, entre em contato conosco; sua identidade será resguardada.
|