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Made with C.a.R by Carlos César

(Java) C.a.R

Uma maneira rápida de apresentar o C.a.R, pelo menos para uma parte do público brasileiro, é dizer que se trata de um software da categoria do Cabri. Mas se isto ainda lhe parece grego, então prossiga.

C.a.R é uma abreviação de Compasses and Ruler, que significa Compassos e Régua. Como o nome sugere, este software contém ferramentas para construções geométricas (planas) com régua e compasso. Por exemplo, com apenas alguns cliques, pode-se marcar pontos na tela, traçar retas e circunferências, transportar distâncias, tirar paralelas e perpendiculares. Todas os diagramas típicos de um texto de geometria plana podem ser feitos com precisão e rapidez utilizando apenas o mouse. Mas, ao contrário dos desenhos feitos com régua e compasso no mundo real, as construções geométricas virtuais produzidas com o C.a.R não ficam eternamente estáticas: elas se mexem sob o nosso comando! Mais precisamente, os pontos geométricos iniciais de uma construção podem ser arrastados com o mouse sem destruir as relações matemáticas que vigoram entre eles e os demais objetos. Desta maneira, pode-se estudar uma mesma construção para diferentes configurações de pontos — sem que seja necessário repetir a construção! Esta é a principal característica dos programas de Geometria Dinâmica. Os usos e implicações desta tecnologia para o ensino e a pesquisa matemática são temas de artigos deste site.

Portanto, o C.a.R é um programa de Geometria Dinâmica, assim como o são o Cabri, o Geometer's Sketchpad (GSP) e o Cinderella. Embora não possua (ainda!) todos os recursos desses três ícones da categoria, contém tudo o que é necessário para uma esplêndida incursão pelo fascinante mundo da Geometria (Euclidiana) Dinâmica. Além disso, pode ser obtido com a mesma facilidade com que se consegue o Winplot, pois é um software livre. (O código-fonte é distribuído com o programa.). Outra vantagem é a disponibilidade de versões em várias línguas, incluindo o português. Recomendo o C.a.R principalmente para as instituições do Ensino Médio que não têm como comprar um dos três softwares há pouco mencionados.

Foto enviada ao site em março de 2003

René Grothman

A história do C.a.R teve início em 1988 na Alemanha, quando o professor René Grothman produziu uma versão para o Atari ST. Quatro anos depois ele escreveu uma versão para o Windows, que experimentei pela primeira vez, com algum entusiasmo, em 1998. Com a popularização da linguagem Java em 1995, René abandonou as versões anteriores e partiu do zero novamente. Após quatro anos de trabalho, completou a versão Java do C.a.R em 1999. Esta é a versão que passará a integrar a lista seleta de softwares matemáticos do site Matemática para Gregos & Troianos. Como a implementação em Java traz novos recursos, vamos chamá-la de JavaC.a.R para distingui-la das versões anteriores.

A interface do JavaC.a.R é surpeendentemente simples. As construções podem ser realizadas apenas com cliques no botão esquerdo do mouse; não é preciso clicar e arrastar (como em outros softwares). Após o primeiro clique, o objeto a ser construído é constantemente exibido até que se decida onde colocá-lo. O programa é inteiramente modal — aproximando-se mais do Cabri do que do GSP neste particular —, e o botão esquerdo é sucifiente para todos os modos. Uma vez escolhido um modo (um estado para uma ação específica), o programa orienta o usuário com mensagens abaixo da área de construção. As funções do botão direito se restringem à edição de propriedades dos objetos (rótulos, estilos, etc.) e à movimentação dos mesmos (como uma alternativa ao modo de movimento). O programa possui recursos de animação (incluindo a produção de traços de pontos móveis), permite a criação de macros (um recurso básico que o Cinderella ainda não possui) e a exportação de construções como applets e exercícios interativos. As construções são salvas em arquivos com a extensão .zir (a abreviação de "C.a.R" em alemão). Aliás, esses arquivos podem ser abertos em qualquer editor de textos, pois são codificados em XML.

Como todo software escrito em Java, o JavaC.a.R (assim como o LiveGraphics3D) necessita de uma "máquina virtual" Java. Os usuários do Internet Explorer podem se contentar com a versão da Microsoft, mas recomendo a instalação do jre da Sun (versão mais recente).

logo used with permission

A página do JavaC.a.R (ver link acima) contém todas as informações necessárias (juntamente com dezenas de applets como exemplos), de modo que não as repetiremos aqui. A contribuição deste site consistirá em apresentar aplicações do software à resolução de problemas e à exposição de tópicos de Geometria.

Carlos César de Araújo, 17 de abril de 2003

CONHEÇA O C.a.R AGORA MESMO! O botão abaixo abre uma pequena janela com um novo botão de nome "start" (iniciar). Quando o botão aparecer (o que pode levar uns 3 minutos), clique no mesmo para carregar o JavaC.a.R diretamente deste site.

INTRODUÇÃO

Sistemas de Álgebra por Computador

Softwares Gráficos

Geometria Dinâmica

  • C.a.R
  • Cinderella
  • Geometria
  • Wingeom

Produção e visualização de Documentos

  • GSview
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  • O que é um CAS?
  • Geometria Dinâmica
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