Tecnologia aplicada à educação

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Conteúdo e Técnica de Ensino

As primeiras aulas visam proporcionar familiaridade com o software pela exploração prática, ascendendo do particular ao geral, do local ao global. Enquanto caminho entre os estudantes, passo-lhes instruções oralmente, pronunciando cuidadosamente os nomes ingleses dos elementos da interface (como menus e botões) e observando suas reações e hábitos junto ao computador. Quando necessário, vou ao quadro e esclareço peculiaridades lingüísticas do inglês técnico. Os participantes se familiarizam com aspectos locais do programa o suficiente para a realização das primeiras investigações matemáticas. Os recursos estilísticos do ambiente (cor do plano, tamanho dos pontos, espessura das linhas, etc.) recebem pouca atenção de início — o que não impede ocasionais descobertas artísticas por parte dos estudantes mais ousados. Somente mais tarde, numa fase posterior do curso, é que menciono os princípios gerais envolvidos na arquitetura do programa, tais como a necessidade de um inventário de objetos, o propósito global de cada menu, etc.

De posse dos princípios globais que norteiam o uso do programa (constantemente reforçados a cada avanço), os estudantes se encontram preparados para atividades matemáticas mais detalhadas, desta vez com a ajuda de textos escritos especialmente para o curso. 

É neste instante que cabe ao professor a difícil tarefa de se controlar diante da miríade de recursos gráficos sedutores embutidos em softwares como o Winplot. Alguns entusiastas do ensino por computador, vítimas dessa tentação, embarcam-se apressadamente em explorações de temas "modernosos", como sistemas dinâmicos discretos e fractais, produzindo telas de indiscutível beleza, mas com pouco ou nenhum verniz conceitual. Felizmente, não é necessário tamanha fanfarra; um pouco de imaginação e conhecimento são suficientes para criar efeitos igualmente espetaculares (e infinitamente mais instrutivos) nas áreas mais clássicas da nossa ciência.  

No Coleguium, o Winplot auxiliará os alunos na exploração de temas clássicos como os seguintes (dentre outros):

Com imaginação e habilidade técnica, o ensino desses assuntos com o Winplot pode despertar no estudante o fascínio pela exploração matemática e o gosto pelo raciocínio lógico. Para muitos, o verdadeiro significado da Geometria Analítica — como uma forma de "geometria algébrica" — se revela pela primeira vez!

Carlos César de Araújo, 19 de março de 2003

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