Usando o playEquation — o princípio fundamental

Vamos começar com a equação do primeiro grau © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César. Mas antes de resolvê-la com o playEquation, vale a pena revermos o que está envolvido no processo “braçal” convencional.

Uma maneira comum de descrever a resolução da equação © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César seria a seguinte:

• passando o © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César para o segundo membro, obtemos © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César, ou © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César.
• passando o 3 para o segundo membro, ficamos com © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César, donde © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César.

Com o playEquation o usuário seguirá o mesmo roteiro, mas com a diferença de que será forçado a ser mais explícito com esse “passar do primeiro para o segundo membro”. Para usar o programa, será preciso não perder de vista este princípio matemático simples, mas fundamental:

Transformar uma equação consiste em aplicar uma mesma operação aos seus dois membros.

Todos os botões de operação do playEquation utilizam este fato: quando se tem o cursor numa igualdade © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César e se clica num desses botões, é aplicada uma certa operação © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César aos dois membros, dando como resultado a igualdade © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César.

No caso de © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César, quando dissemos que passamos o © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César para o segundo membro, estivemos abreviando a descrição do ato de adicionar 7 aos dois membros. No playEquation, isto é feito de maneira muito simples, que decompomos em 3 estágios para maior clareza:

• coloque o cursor em qualquer ponto da equação.
• entre com 7 no campo de dados.
• clique no botão © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César (que significa “adicionar ■”).

A idéia não poderia ser mais simples e natural:

O que estiver no campo de dados será aplicado aos dois membros da equação de acordo com a operação do botão.

Existe uma alternativa ainda mais simples, natural e confortável para a entrada de expressões no campo de dados:

• usando o mouse, selecione 7 na equação.
• clique no botão © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César (que significa “adicionar ■”).

O fato é que a expressão a ser digitada no campo de dados (7) já se encontra na própria equação à qual será aplicada. Nessa situação — que é a mais comum —, basta selecionar a expressão e clicar no botão desejado: o programa cuidará de colocar a expressão no campo de dados para o usuário e aplicará a operação indicada pelo botão. Em resumo:

Quando se clica num botão com uma expressão selecionada, ela é automaticamente copiada para o campo de dados e utilizada pela operação do botão.

Lembre-se: o campo de dados só é relevante para operações paramétricas.

Se o usuário clicar num botão de operação paramétrica sem selecionar uma expressão previamente, será aplicada a expressão que estiver no campo de dados.

Também é possível copiar uma expressão do caderno de trabalho para o campo de dados sem aplicar uma operação: basta selecionar a expressão e clicar no botão © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César.

Após cada passo com o programa, as alturas da paleta de comandos e do caderno de trabalho são automaticamente ajustadas para caber na tela, de acordo com o tamanho da expressão colada no campo de dados.