Usando o playEquation — a paleta de comandos
Com a paleta do playEquation na tela, clique no botão para abrir o caderno com exemplos de equações já digitadas.
Agora que temos um caderno de trabalho (que poderia ser qualquer outro), clique no botão . Na parte superior da tela surgirá a paleta de comandos do playEquation.
A paleta de comandos do playEquation consiste de duas partes:
• um campo de dados (inicialmente com o número 0).
• uma grade horizontal de botões, separados em 3 grupos.
Os botões atuarão sobre as equações do caderno de trabalho do usuário. Uma breve indicação sobre o significado de um botão surgirá na borda inferior da paleta quando o cursor for apontado para o botão.
Faremos agora uma apresentação rápida desses três tipos de botões. Detalhes adicionais serão fornecidos nas próximas páginas deste tutorial. O que não for mencionado aqui pode ser facilmente descoberto explorando-se o programa.
• Botões de interface. São assim chamados porque lidam com elementos da interface do programa. Por exemplo, o botão altera a posição da paleta de comandos (colocando-a acima ou abaixo do caderno de trabalho) e o botão (de message, ou mensagem) desativa/ativa as mensagens produzidas pelos botões dos demais grupos.
• Botões de operações paramétricas. Aplicam operações que dependem de uma quantidade (ou parâmetro, indicado pelo sinal ■) especificada pelo usuário. O campo de dados (que poderia ser chamado de campo de parâmetros) existe precisamente para a especificação do parâmetro da operação. Por exemplo, a operação de adicionar aos dois membros de uma equação é uma operação paramétrica, com parâmetro .
• Botões de operações não-paramétricas. Aplicam operações que não dependem de um parâmetro. Esses botões, portanto, não usam a informação contida no campo de dados. Exemplo: a operação que troca os membros de uma igualdade , transformando-a em (botão ).
Nota. Conceitos como os de operação e parâmetro são discutidos no Capítulo II do CD Números (link Letras,constantes e variáveis).