Por que o Mathematica?
Processar notações matemáticas num computador requer tecnologia absolutamente não trivial — muito mais elaborada do que a que é necessária apenas para apresentar fórmulas bidimensionais na tela. O problema não está na disposição bidimensional dos símbolos, e sim na interpretação correta dos mesmos para uso em cálculos, que é dificultada pelo alto grau de ambigüidade presente na simbologia matemática. (Veja os itens Ambigüidades, Resolvendo ambigüidades, Ambigüidades da notação funcional e Contextos do Capítulo II do CD Números.) Até o momento, apenas poucos dos melhores softwares comerciais têm apresentado avanços satisfatórios nesse campo. Um desses softwares é o Mathematica.
Concebido pelo físico inglês Stephen Wolfram na década de 1980, foi somente em 1996 que o Mathematica adquiriu poderes para “entender” e formatar expressões matemáticas tipograficamente complexas. Com o Mathematica, como em nenhum outro software, é agora possível manipular a aparência e a semântica de expressões matemáticas numa escala antes inimaginável.
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Apesar do formidável progresso alcançado pela Wolfram Research (resultado de cinco anos de pesquisas), ainda é preciso programar o Mathematica para que se possa lidar com equações de forma didática, como um estudante médio gostaria. O playEquation é um pacote de comandos que preenche essa lacuna.